Pular para o conteúdo
lidera mulher
Início » Acontece na Arca » “Lidera Mulher!”: Arca do Crescer e Arkema lançam projeto com foco nas mulheres

“Lidera Mulher!”: Arca do Crescer e Arkema lançam projeto com foco nas mulheres

Março foi marcado por ações referentes ao Dia Internacional da Mulher, momento em que reconhecemos e celebramos a resiliência e a força que permeiam o universo feminino. Ao refletirmos sobre nossa jornada na Arca, que teve início com o trabalho visionário de uma mulher, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade e equidade de gênero através de uma série de iniciativas, incluindo uma roda de conversa envolvendo colaboradores e beneficiários, além do lançamento de uma grande conquista para esse público: “Lidera Mulher! – Impulsionando projetos de vida através da educação”. Este projeto, fruto de uma parceria entre a Arca do Crescer e a Arkema, visa capacitar e inspirar mulheres a alcançarem seus objetivos e sonhos.

Desde 1975, o dia 08 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher. A data é uma referência ao protesto realizado, em 1917, por cerca de 90 mil mulheres operárias russas que reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida.

No Brasil, em 1990, a religiosa francesa Bernadete Marchand iniciava seu trabalho com mulheres da favela da Vila Prudente. Por meio da costura, reivindicava e promovia a interação social, com foco na geração de renda e na autonomia financeira das mulheres locais. Ao longo do tempo, com o apoio da comunidade francesa, Bernadete ampliou as atividades e criou um Centro de Educação Infantil, permitindo que as mães pudessem se dedicar às práticas profissionais enquanto seus filhos participavam de ações educativas. Mais tarde, este centro passou a se chamar Arca do Saber e se tornou um Centro da Criança e do Adolescente conveniado com a Prefeitura.

Desde então, a Arca expandiu as atividades e fundou um Centro de inclusão produtiva para Jovens e Adultos, o Centro Arca do Crescer – que também desenvolve projetos com foco no empoderamento feminino e na erradicação do ciclo de pobreza e vulnerabilidade presentes na vida de mulheres da favela.

O trabalho desenvolvido por Bernadete com a costura foi apenas o começo de uma jornada inspiradora. Sua visão empática e pioneira resultou no Ateliê Arca do Fazer, que funciona como um negócio de autofinanciamento da organização, além de gerar oportunidades de emprego local, promovendo a inclusão de mulheres da periferia nos processos criativos e de gestão.

Em 2024, o projeto “Lidera Mulher! – Impulsionando projetos de vida através da educação”, realizado pelo Centro Arca do Crescer, em parceria com a empresa Arkema – fabricante global de especialidades químicas -, vem com o objetivo de dar continuidade ao trabalho feito pelo centro, apoiando e incentivando aproximadamente 120 mulheres de baixa renda e periféricas, na elaboração e realização de seus projetos de vida, seja por meio do empreendedorismo ou da inserção no mundo do trabalho, contribuindo para a diminuição das desigualdades e das vulnerabilidades às quais estão inseridas, e possibilitando a conquista da autonomia financeira.

Dentre os objetivos do projeto, estão: Fomentar o empreendedorismo e a criação de fontes alternativas de geração de renda pelas mulheres da periferia; Orientação às mulheres para inserção no mundo do trabalho, auxiliando-as no preparo do currículo profissional e apresentação pessoal; Apoio às mulheres na inserção, reinserção, permanência e conclusão do ensino superior; Oferta de cursos de curta duração, com certificação reconhecida; Apoio às empreendedoras de diferentes áreas.

Para a Arca, é um imenso orgulho ter uma mulher como precursora em ações tão significativas, assim como, também é motivo de muita satisfação contar com o apoio de empresas como a Arkema, a L’Oréal Paris e tantas outras que compartilham do nosso compromisso de incentivar e apoiar projetos voltados para as mulheres.